Nesta terça-feira, 8, Itaberaba conquistou o Selo UNICEF por seus avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A conquista, inédita no município, reforça o compromisso da Administração Municipal com as políticas públicas que priorizam a infância e a adolescência.

Na edição 2017-2020, os municípios que receberam o Selo UNICEF se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, saúde, proteção contra a violência e participação social. Na Bahia, 249 municípios participaram da edição do Selo, e apenas 26 foram certificados. Em todo o país, foram 1.924 municípios participantes e 431 certificados.

Além dos avanços nos índices de acesso ao pré-natal, na frequência das crianças na escola e na participação ativa de adolescentes nas políticas públicas, a inserção da juventude ao mercado de trabalho também teve destaque durante o período de adesão ao Selo UNICEF. Em parceria com empresas privadas parceiras do Selo, 25 adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) conquistaram o primeiro emprego.

Para o prefeito Ricardo Mascarenhas, a conquista do Selo UNICEF é motivo de orgulho para todo o município. “O trabalho desenvolvido ao longo desses quatro anos sempre priorizou a garantia dos direitos e a transformação da realidade das nossas crianças e adolescentes, sobretudo nas áreas da educação, saúde e assistência social. Receber o Selo UNICEF nos enche de orgulho e alegria, e demonstra que estamos no caminho certo”.

Também participaram do evento a Secretária de Ação Social, Suzana Matias, a Secretária de Educação, Nogma Andrade, a mobilizadora de jovens do NUCA, Lana Rodrigues, a articuladora de jovens do NUCA, Noemi Tolentino, a presidente do CMDC, Luana Calmon; os representantes do setor empresarial Ricardo Delezzoti (Só Pássaros), Gilson Santos (Casa das Frutas), Wanderlei Silva (Dass), Altemar Macedo (Lions Clube) e Eduardo Couto (Rede Flor da Chapada).

Deixe seu Comentário