O Reino Unido aprovou o pedido das farmacêuticas Pfizer e BioNtech para dar início à vacinação contra a Covid-19. O imunizante produzido pelas empresas americana e alemã, respectivamente, deve começar a ser aplicado na população britânica a partir da próxima quarta-feira (9).

 

“No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra Covid-19 aqui neste país”, disse o ministro da Saúde britânico, Matt Hancok, à rede Sky News.

 

Segundo o G1, o primeiro-ministro Boris Johnson também se pronunciou sobre o assunto, dizendo que a vacinação vai resgatar vidas. "É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente", comemorou em uma rede social. A Europa já enfrenta uma segunda onda da Covid-19 com o crescimento do número de casos e, consequentemente, das taxas de ocupação nos hospitais. 

 

O imunizante em questão possui demonstrou eficácia de 95%, conforme divulgado por suas desenvolvedoras (veja aqui). Ele foi um dos candidatos à vacina testados na Bahia, mas, até o momento, o plano de imunização elaborado pelo Ministério da Saúde não prevê opções que exijam baixíssimas temperaturas de armazenamento - a vacina da Pfizer com a BioNtech precisa ser transportada a -70ºC.

 

De acordo com a publicação, um dia antes, na terça-feira (1º), o secretário de Vigilância em Saúde da pasta federal, Arnaldo Medeiros, afirmou que o governo quer um imunizante que possa ficar armazenado a temperaturas de 2ºC a 8ºC, já que essa é a temperatura da estrutura usada no sistema de vacinação do país.

Deixe seu Comentário