O Aeroporto de Salvador recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), o segundo maior avião de carga do mundo. O "Antonov An-124", como é chamado o veículo ucraniano, partiu de Santiago, no Chile, e pousou na capital baiana às 6h15, com um maquinário importado que possui mais de quatro metros de largura e pesa 83 toneladas, o equivalente ao peso de quatro caminhões do modelo truck.

 

De acordo com a Vinci Airports, concessionária que administra o aeroporto, a responsável pela vinda do avião é a empresa de logística Over Projects, especializada em transporte de cargas pesadas. O maquinário tem como destino uma indústria baiana.

 

Dados divulgados pela IBA, empresa de consultoria em aviação, em maio, indicam que a aeronave de carga mais utilizada é a Boeing 757-200F, que possui 47m de comprimento, 13,5m de altura e envergadura de 38,5. O cargueiro ucraniano tem 69 metros, cerca de 21m de altura e envergadura de aproximadamente 73m e capacidade para transportar até 150 toneladas.

 

De acordo com a Vinci Airports, uma curiosidade desse modelo de aviação é a maneira como é feita a descarga. Enquanto em aeronaves convencionais, a descarga é feita pela parte inferior do avião, “na barriga”, no Antonov, a descarga é realizada pela parte frontal, elevando o nariz da aeronave. Tal característica permite maior praticidade e facilidade para o transporte de cargas grandes e pesadas, como é o caso do maquinário trazido para a Bahia.

 

Nem todo aeroporto tem condições de receber um avião desse porte. Para realizar o pouso, a aeronave precisa de padrões operacionais, infraestrutura e segurança, como os encontrados no Salvador Bahia Airport. O Antonov é uma aeronave de Código F, ou seja, requer uma pista com 60m de largura e comprimento superior a 1800m. Além disso, ela precisa também de um estacionamento que permita a circulação em torno de seus 73m de envergadura de asa, somados a 7,5m de distância de segurança. Outro requisito é o pavimento adequado para o peso da aeronave, tanto na pista como nas áreas de taxiamento e pátio. 

 

Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, a Over Projects conduziu um estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.

 

A peça importada foi para o Terminal de Cargas do Aeroporto de Salvador (TECA), onde passará pelo desembaraço aduaneiro, que é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que ela possa entrar no país. Todo o processo é realizado por um órgão federal e só então as mercadorias podem ser liberadas para o seu destino.

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