O conselho pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Bahia se manifestou pela retomada imediata do funcionamento do Judiciário. O posicionamento foi dado nesta sexta-feira (11), durante uma reunião virtual entre representantes do órgão.

 

"Tenho convicção que no momento atual a sociedade pede pela retomada do judiciário", argumentou o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, responsável por dirigir a sessão.

 

O assunto já era debatido em outras reuniões da OAB (veja aqui). O presidente da entidade lembrou que houve posicionamento de cautela na última sessão, mas aconteceu uma "mudança rápida" no cenário causado pela pandemia durante as últimas semanas. Ele definiu a decisão de retomada imediata como "bem refletida" e disse ser necessária a troca do termo " retomada gradual com responsabilidade" para "retomada rápida com responsabilidade".

 

Além disso, foi proposto um grupo de trabalho com todos os conselheiros, com prazo para a apresentação de um projeto de retomada. A comissão também seria responsável por avaliar o que cada órgão precisaria mudar nos procedimentos de readequação. "Estamos tendo o cuidado de fazer uma retomada rápida mas ao mesmo tempo coerente com o que a gente pede lá fora", afirmou.

 

Segundo o dirigente, será feito um Colégio de Presidentes na próxima quarta-feira (16), quando serão discutidas ações para o processo de retomada.