Na tarde de ontem (20), a Polícia Rodoviária Federal resgatou 07 aves silvestres durante fiscalizações realizadas no município baiano de Itaberaba. Dentre os pássaros, estavam espécies conhecidas como canário, cardeal e papa-capim.

O primeiro resgate foi registrado por volta das 15h20, quando os agentes federais visualizaram uma gaiola, contendo um canário na frente da residência de uma mulher. Ela relatou que o animal pertencia ao seu neto, acrescentando não possuir nenhum tipo de autorização ambiental.

Pouco tempo depois, a equipe visualizou nas imediações do local, uma outra gaiola contendo pássaro da espécie trinca-ferro. A segunda abordada alegou também não possuir documentação. Ainda, pendurado em galhos de uma árvore nas proximidades, os policiais encontraram um pássaro da espécie cardeal, mas não conseguiram identificar o proprietário.

Já por volta das 16h30, os PRFs avistaram dois adolescentes caminhando às margens da BR 242 com uma gaiola. Ao perceberem a aproximação da viatura policial, os jovens soltaram a gaiola e fugiram pela vicinal, não sendo possível alcançá-los.

Após recolher a gaiola, a equipe verificou que nela continha três pássaros, dois da espécie popularmente conhecida por papa-capim e um da espécie de nome popular canário da terra.

Ao final, foram lavrados Termos Circunstanciado de Ocorrência em desfavor das envolvidas por crime ambiental, e todas as aves silvestres resgatadas foram encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente do município de Itaberaba.

Fonte: Agência PRF